7 motivos para contratar uma empresa de fulfillment
Para ajudar você que está começando ou iniciará em breve um projeto de e-commerce, mas está com receio por causa dos gastos logísticos, criamos este artigo para explicar o conceito de uma empresa de fulfillment e apresentar 7 motivos para você implementá-la na sua loja virtual. Continue lendo e confira!
Antigamente, para iniciar um negócio de venda de produtos, o empreendedor precisava dispor de alto valor financeiro para cobrir pontos essenciais: loja física, estoque inicial, funcionários, entre outras questões. Hoje, graças ao e-commerce, o cenário mudou bastante. Com uma loja virtual, é possível começar o próprio negócio pulando muitas etapas.
No entanto, a vantagem do baixo custo é praticamente perdida quando o empreendedor decide investir em um sistema de logística próprio. Sem conhecer a possibilidade de contar com uma empresa de fulfillment, muitos empresários acabam gastando mais do que podem apenas para garantir a entrega dos produtos dos seus clientes.
O que é uma empresa de fulfillment?
Fulfillment é uma expressão em inglês que significa “realização ou cumprimento de uma tarefa”. Uma tradução que explica bem o trabalho e o objetivo de uma empresa de fullfilment.
No setor de movimentação de mercadorias, o fullfilment (cumprimento de tarefa) diz respeito aos processos da cadeia logística, a execução desde o armazenamento do produto até a entrega para o cliente final.
Ou seja, contratar uma empresa de fulfillment significa garantir a realização das tarefas logísticas do seu e-commerce, possibilitando que você foque em fatores como o atendimento ao cliente e as vendas de produtos enquanto uma parceira se preocupa com:
- armazenamento;
- transporte;
- picking.
Por que contratar uma empresa de fulfillment?
Como explicado na introdução, muitos empreendedores ficam com receio de iniciar um projeto de e-commerce em razão das obrigatoriedades logísticas do setor. Porém, ao fechar um contrato com uma empresa de fulfillment você repassa essa responsabilidade para uma especialista e consegue focar no core business da loja virtual.
Para entender melhor, confira 7 bons motivos para contratar uma empresa de fulfillment.
1. Controle de custos com caminhões e galpões
Para quem começa um pequeno e-commerce, uma sala simples é o suficiente para guardar as mercadorias. Assim como um carro médio, em geral, dá conta de entregar os produtos dentro de uma determinada região.
Mas, é fato que ninguém inicia um negócio apenas para “trocar dinheiro”. O objetivo de todo empreendedor é crescer e faturar com a sua empresa. Porém, quanto mais o seu e-commerce fatura, maior também é a exigência de qualidade dos produtos e serviços. E isso só é possível com espaços maiores para armazenamento e com uma frota extensa de veículos.
Para não ter que reverter todos os seus ganhos na compra ou aluguel de caminhões e galpões, o melhor caminho é contar com uma empresa de fulfillment.
Uma parceira especializada traz consigo veículos equipados e espaços prontos para armazenar, separar e distribuir os produtos do seu e-commerce. Com isso, ainda que a sede principal da sua loja virtual continue sendo a pequena sala comercial, as mercadorias serão tratadas em estruturas de alto padrão.
2. Pessoal capacitado
Outro ponto que um e-commerce em crescimento precisa se preocupar é a contratação de pessoal para a realização das tarefas logísticas. Por mais que um pequeno grupo dê conta do atendimento e das vendas, os processos de armazenagem, separação e entrega vão demandar mão de obra extra.
Uma empresa fulfillment não só conta com profissionais gabaritados para isso, como realiza todo o trâmite de contratação e treinamento por conta própria. É como se o seu e-commerce dobrasse ou triplicasse a equipe, mas sem precisar gastar com os processos burocráticos que esse tipo de expansão exige.
3. Melhor aproveitamento do tempo
Ao optar por uma logística própria, você acaba “ficando preso” no ciclo de armazenamento, separação e entrega – ou envio. No início isso pode até não ser um problema, mas em médio prazo você perceberá que esse comprometimento de tempo pode trazer grandes dificuldades.
Mas, com uma especialista realizando essas tarefas importantes você passa a ter mais controle de tempo. E não apenas para focar em questões profissionais, mas também para planejar e colocar em prática projetos pessoais.
4. Alinhamento com o seu nível produtivo
Uma das grandes preocupações do empreendedor que opta por uma operação logística própria é o alinhamento dos investimentos feitos com o seu nível produtivo. Por exemplo, há gestores que contratam mais mão de obra do que precisam, e outros que investem menos do que deveriam.
O trabalho de uma empresa de fullfilment é escalável, com o número de funcionários de acordo com as necessidades do negócio. E a melhor parte, como já explicado, é que a contratação dos profissionais é um custo da empresa parceira.
5. Picking & Packing profissional
Quando se fala da logística no e-commerce, muitos associam logo à entrega da mercadoria ao cliente. Porém, o sucesso da etapa final depende muito de um bom trabalho realizado nos processos de separação e embalagem.
Qualquer profissional de logística sabe o quanto o processo de separação de produto pode ser cansativo e demorado. Se você não tiver uma equipe exclusiva para isso, corre o risco de passar o dia todo apenas nessa etapa.
A embalagem não fica atrás em importância. É aqui que você garante a proteção adequada para que o produto seja entregue em plenas condições de uso ao cliente final. Com um fullfilment terceirizado você ganha tempo e qualidade nas duas etapas.
6. Tecnologia a favor da sua empresa
Hoje, é praticamente impossível desenvolver uma cadeia logística sem uma participação tecnológica. Armazenamento, separação e entrega: todas as etapas podem ser aperfeiçoadas a partir da automatização. Mas, quanto esse tipo de investimento custaria para o seu e-commerce?
Com uma empresa de fullfilment ao seu lado você tem mais esse benefício sem precisar investir recursos próprios. A parceira especialista não só conta com ferramentas para as etapas iniciais, como também é capaz de oferecer o rastreamento das mercadorias no momento da entrega.
7. Melhoria da experiência do seu cliente
É claro que todas as vantagens possibilitadas pela contratação de uma empresa de fullfilment impactam no ponto mais importante para qualquer negócio: a experiência do cliente.
Com um serviço logístico que atende todas as expectativas dos clientes, com rastreio de mercadorias e entregas dentro do prazo, a credibilidade do seu e-commerce só tende a crescer dentro do mercado.
É como um efeito cascata positivo: com mais clientes satisfeitos e maior credibilidade, os números de retenção e fidelização tendem a aumentar a cada ano.
Por fim, além desses benefícios, repassar o ciclo logístico para uma empresa de fulfillment permite que você foque exclusivamente no core business do seu e-commerce. Com a garantia de uma logística de alto padrão, basta concentrar esforços para que os outros setores se mantenham no mesmo nível de qualidade e continuem superando as expectativas dos seus consumidores. O sucesso da sua marca é logo ali.
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