Como funciona uma empresa de fulfillment?

Como funciona uma empresa de fulfillment?

17/11/2020 Off Por admin

A completa satisfação do consumidor, sem dúvida, é a principal meta no mundo corporativo. No e-commerce isso é ainda mais intenso, tendo em vista que se trata de um fator que pode garantir o sucesso de uma marca em um setor tão concorrido. A boa notícia é que estratégias como o fulfillment podem encurtar muito o caminho para esse objetivo.

Esse grande interesse das empresas em alcançar altos níveis de satisfação dos seus clientes é bem fácil de entender. Com a atual evolução tecnológica, o consumidor, literalmente, tem a informação na palma das mãos. Isso o torna mais consciente dos seus direitos e também das possibilidades que as empresas podem apresentar.

Por isso estratégias como o fulfillment se tornam essenciais hoje em dia. Mais ainda em áreas como o e-commerce, onde a relação com o cliente é próxima e influencia diretamente na fidelização ou não.

Para entender mais sobre o fulfillment e como uma empresa especializada no serviço pode ajudar o seu e-commerce, continue lendo e confira a nossa postagem completa sobre o assunto.

Boa leitura!

O que é o fulfillment?

A tradução literal da palavra fulfillment é “cumprimento” ou “preenchimento”. Apesar de parecer aleatória, essa tradução facilita o entendimento sobre o que se trata a estratégia, pois, de fato, o fulfillment é utilizado para o cumprimento de um processo.

No e-commerce, o fulfillment está relacionado diretamente à execução logística. Ou seja, à realização de todas as etapas logísticas do e-commerce, desde o armazenamento até a entrega final dos produtos – com pós-entrega e logística reversa, se necessário.

Não se trata de algo simples. A estratégia é implementada justamente para garantir que a logística, parte tão importante para qualquer e-commerce, seja realizada de maneira igual e eficiente.

Qual a importância do fulfillment para uma loja de e-commerce?

Você, como gestor de uma loja virtual, deve saber o quanto é difícil manter o e-commerce funcionando a todo o vapor. Atendimento ao cliente, compra e venda de produto, regularização e estabilidade do site etc., são muitos pontos que demandam gerenciamento contínuo.

Porém, não há como negar que um dos fatores que mais chamam a atenção dos consumidores é a entrega do produto. Afinal, depois da compra realizada, a única coisa que o cliente deseja é receber a mercadoria no prazo estipulado.

Até mesmo dificuldades que possam ter ocorrido em etapas anteriores, como busca pelo produto, preços mais altos e inconsistências no pagamento, são esquecidas a partir do momento em que a compra é finalizada e inicia-se o processo de entrega.

Mas, um gestor de e-commerce não consegue se dar ao luxo de prestar menos atenção nos outros processos e focar apenas na parte logística. Nesse sentido, ele também tem dificuldades para garantir a excelência em uma operação essencial para o cliente.

Além disso, contar com uma frota própria para realizar a parte final do processo torna tudo mais oneroso. Todos os custos de aquisição ou aluguel de veículos e galpões, manutenção, contratação de funcionários etc. ficam por conta do seu e-commerce.

Por isso o fulfillment faz toda a diferença para quem trabalha com comércio virtual. Para um e-commerce de menor porte é ainda mais importante, pois se para uma empresa grande contar com frota própria já é complexo, para um pequeno negócio essa escolha se torna praticamente impossível.

Como funciona uma empresa de fulfillment?

Como visto no tópico anterior, o fulfillment cobre toda a parte logística de um e-commerce e garante que o consumidor tenha uma experiência completa. Mas, como colocar em prática uma estratégia tão importante sem que o seu e-commerce perca o foco em outras atividades centrais ou arque com todos os custos? 

A resposta está na terceirização. Na contratação de uma empresa especialista em fulfillment para realizar toda a operação. Um parceiro que coloque em prática a estratégia e execute, de maneira completa, todas as etapas logísticas necessárias, entre elas:

Estoque e armazenamento

Apesar de, em geral, a entrega ser a parte mais lembrada pelos clientes, a verdade é que sem um trabalho preciso de estoque e armazenagem, o processo de compras nem mesmo começa.

Uma empresa especialista na estratégia de fulfillment conta com um espaço para armazenamento dos itens do seu e-commerce e utiliza um sistema inteligente que assegura o controle e a reposição das mercadorias.

Separação (Picking) 

Cada vez que uma venda é feita, a empresa parceira realiza a coleta e a separação do produto de acordo com a quantidade demandada. A partir daí inicia-se a sequência para a entrega da mercadoria, que passa antes pelo processo de embalagem a fim de aumentar a segurança durante a viagem.

Entrega para o cliente

Com o produto coletado e embalado, a empresa terceirizada utiliza um dos seus veículos para realizar a entrega dentro do prazo estipulado. Aqui, além de garantir a pontualidade para o seu e-commerce, a parceria precisa assegurar a integridade da mercadoria.

Pós-entrega e/ou logística reversa

O trabalho da parceira não termina com a entrega final. Ela também é responsável por coletar o feedback do consumidor e ficar a postos para eventuais trocas, devoluções ou recolhimento de embalagens, em um processo de logística reversa.

O mais importante disso tudo é que enquanto a empresa terceirizada realiza toda a operação logística, você mantém o foco em processos também essenciais para o seu e-commerce, tai como:

  • Negociação com fornecedores;
  • Atendimento ao cliente;
  • processos tributários;
  • Preço dos produtos;
  • Estabilidade do site.

Quais as vantagens em contar com uma especialista em fulfillment?

Agora que você já sabe o que é uma empresa de fulfillment e como ela funciona na prática, confira outros motivos para contar com uma parceira imediatamente no seu e-commerce. 

Contenção de custos

Historicamente, uma das principais dificuldades de empresas que executam suas próprias operações logísticas é o alto custo que essa estratégia demanda. Seja loja física ou presencial, custear operações próprias não é uma tarefa fácil.

Imagine se o seu e-commerce for um negócio de pequeno porte e você tenha que arcar com todos os processos citados no tópico anterior. Sem dúvida, seria quase impossível manter a rentabilidade.

Por essa razão, a contenção de custos é uma das maiores vantagens da terceirização do fulfillment. Todo gasto envolvendo a operação logística é da sua parceria, com a sua empresa controlando os investimentos com mais facilidade.

Foco no core-business 

O foco de todo e-commerce é a venda de produtos on-line. Se o proprietário precisa dividir atenção com processos como aluguel de galpões, armazenamento e logística reversa, ele corre o risco de perder qualidade na atividade principal.

Terceirizar o fulfillment não só permite que ele mantenha o foco no atendimento e nas vendas: possibilita que ele faça isso com extrema tranquilidade. Em outras palavras, com a certeza de um trabalho logístico em excelência, o proprietário mantém uma rotina muito mais produtiva.

Satisfação completa do consumidor

Por fim, assim como abordado no começo deste post, com a terceirização do fulfillment você consegue aumentar o tão desejado nível de satisfação do consumidor, tendo em vista que o cumprimento de prazos é essencial para a experiência completa. 

Com a terceirização do fulfillment a sua loja assegura que esse processo aconteça como esperado, pois uma empresa especialista é voltada basicamente para o cumprimento de toda a operação logística sempre em alto padrão.

Enfim, dificilmente o seu e-commerce será bem-sucedido com uma logística ineficiente ou que exige custos operacionais além das condições do seu negócio. Por outro lado, a partir do trabalho de uma empresa de fulfillment, você não só garante contratos dentro da sua realidade como também um serviço logístico de acordo com as expectativas do seu cliente.

Acabe de vez com o mito de que a terceirização logística é impossível para empresas menores. Faça uma simulação com a LogHouse e veja como é simples.