Quanto custa terceirizar a logística da sua empresa?

Quanto custa terceirizar a logística da sua empresa?

17/11/2020 Off Por admin

A cada novo ano, é importante que os gestores analisem os números da empresa, estudando novos métodos, buscando ideias alternativas e, principalmente, revendo custos. Só a partir desse tipo de avaliação é que é possível entender melhor alguns fatores importantes e responder perguntas como: quanto custa terceirizar logística? Como manter a qualidade do serviço sem ultrapassar o orçamento?

Essa é uma análise necessária e traz suporte para as tomadas de decisões. Entendendo os atuais custos logísticos da empresa, por exemplo, fica mais fácil definir se é viável e lucrativo optar pela terceirização ou manter uma operação própria.

Para ajudar nesta tarefa, criamos este artigo para mostrar como avaliar quanto custa terceirizar logística e como saber se a estratégia está sendo benéfica para a sua empresa. Continue lendo e confira!

Quais os valores dos custos logísticos no Brasil?

Para entender quanto custa terceirizar a logística, é interessante conhecer os valores investidos e movimentados pelo setor no país. 

Uma pesquisa realizada pelo ILOS (Instituto de Logística e Supply Chain) responde bem este questionamento. Segundo o estudo, no Brasil os custos investidos na logística equivalem a quase 13% do PIB nacional – cerca de R$ 749 bilhões ao ano.

Já a pesquisa feita pela AT&M Tecnologia traz dados importantes sobre os valores movimentados pelo setor. Em 2017, por exemplo, segundo o estudo, a logística no Brasil movimentou cerca de 4,3 trilhões de reais.

Esses dados mostram que a demanda logística no Brasil é, de fato, muito alta. Porém, para que as empresas desenvolvam as operações com qualidade, é preciso um investimento considerável.

Esse alto custo operacional se deve muito ao fato de a logística no país ser completamente dependente do modal rodoviário. Com isso, além de sofrer com a péssima infraestrutura das estradas, as empresas precisam investir em ótimos veículos e custear todos os fatores inerentes a essa aquisição – manutenção, documentação, combustível, mão de obra, treinamento e afins.

Outra pesquisa, agora realizada pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo, mostrou que empresas de pequeno, médio e grande porte chegam a gastar perto de 8% do seu faturamento somente para realizarem operações logísticas próprias.

Um valor alto que nem mesmo representa a realidade por completo pois, na própria pesquisa, é explicado que foram desconsiderados gastos com aluguel ou compra de galpões para guardar os veículos e/ou armazenar as mercadorias, com a segurança das cargas durante a viagem e com a tecnologia necessária para operar tudo isso.

Ou seja: por mais que a demanda logística seja alta, as empresas só obtêm lucro quando conseguem minimizar os altos investimentos das operações. É aí que entra a terceirização como uma alternativa viável para o seu negócio.

Afinal, quanto custa terceirizar a logística?

Diante dos altos custos que vimos no tópico anterior, grande parte das empresas no Brasil adota a terceirização para o setor logístico. Mas, ainda existem gestores que ficam receosos antes tomar esse tipo de decisão, mostrando dúvida sobre quanto custa terceirizar logística.

Não dá para afirmar um valor concreto, pois um contrato de terceirização varia de acordo com produto vendido, quantidade de SKUs, estoque armazenado e diversos outros fatores. Mas, de forma geral, é possível iniciar um planejamento entendendo os custos que são direcionados para a empresa parceira em uma estratégia de terceirização. Saiba mais:

Aquisição dos veículos 

O primeiro e inevitável custo que a sua empresa tem ao adotar operações logísticas próprias é o da aquisição dos veículos. Além de ser essencial, esse é certamente um dos maiores gastos que a sua empresa terá – só pela aquisição, sem contar combustível e manutenção.

Logicamente, ao terceirizar, você acaba com essa preocupação. A empresa parceira conta com veículos próprios e com capacidade para atender às necessidades de transporte do seu negócio.

Combustível

Se você tem a sua própria frota, significa que arcará com o combustível dos veículos. E não é preciso dizer que, com a recente disparada do dólar, dificilmente você conseguirá economizar nesse quesito.

Por outro lado, este é mais um ponto que você pode riscar da lista quando se perguntar quanto custa terceirizar logística. Se a frota é pertencente à outra empresa, então os gastos com combustível não entram no orçamento do seu negócio.

Manutenção 

Depois da aquisição dos veículos, a manutenção é certamente o ponto de maior gasto em uma operação própria. E isso se deve à baixa infraestrutura encontrada nas estradas do Brasil.

Com pouco mais de 12% de pavimentação, as rodovias brasileiras são verdadeiros desafios para os motoristas que precisam transportar mercadorias diariamente em caminhões pesados e de alto valor.

A conta dessa precariedade cai diretamente no colo das empresas, que precisam investir em um sistema de manutenção preventivo e ainda reservar recursos para a compra de peças emergenciais.

Uma estratégia de terceirização poupa você de ter esse provável prejuízo. Decisões sobre planejamentos de rota, tipos de manutenção e investimentos em peças são todos de responsabilidade da especialista no transporte das mercadorias.

Mão de obra

Apesar de os caminhões autônomos já serem realidade em alguns países, aqui no Brasil ainda não temos veículos que viajem sozinhos. Isso significa que o investimento na contratação de motoristas e outros profissionais para a carga e descarga ainda é necessário em um processo logístico.

Por mais que a sua empresa já conte com pessoal na parte logística, uma operação completa exige a participação de muitos outros profissionais, que ainda precisarão passar por treinamento antes da parte prática.

Essa é mais uma preocupação que você não terá durante a terceirização. Se a operação for passada para uma empresa de fulfillment, por exemplo, a contratação e o treinamento de motoristas, separadores, carregadores e diversos outros cargos ficam por conta da parceira.

Galpões ou armazéns

Para um empreendedor do setor de e-commerce, é possível iniciar o próprio negócio utilizando uma sala pequena e uma boa conexão de internet. Porém, ao apostar em uma logística própria, surge a obrigatoriedade não só de investir em veículos como também na compra ou aluguel de galpões.

Quanto maior o número de vendas da empresa, maior tende a ser o espaço para o armazenamento dos produtos. Afinal, tanto as mercadorias quanto os veículos precisam ser guardados em segurança e de maneira adequada.

Logicamente, os custos não se resumem a aquisição do espaço. Você também precisa arcar com:

  • água e energia;
  • manutenção;
  • limpeza.

Na terceirização, como você deve imaginar, todos esses gastos ficam sob responsabilidade da empresa especializada, que já conta com equipe própria para a manutenção do espaço.

Enfim, além dos gastos que você deixa de arcar, outra boa maneira de avaliar quanto custa terceirizar a logística é pela localização estratégica dos armazéns da empresa de fulfillment. Com espaços próximos ou dentro da região sudeste, que concentra o maior número de vendas online no país, você consegue fechar contratos mais vantajosos e repassar fretes mais baratos para os clientes. Essa vantagem não só aumenta a competitividade da sua empresa, como também melhora a experiência do consumidor. Pense nisso.

Gostou do artigo? Faça uma simulação e saiba agora mesmo o valor exato para terceirizar a logística da sua empresa!