
Manter ou terceirizar a operação logística: qual a melhor opção?
Já faz um bom tempo que o e-commerce deixou de ser um investimento alternativo de muitos empresários e se tornou um dos modelos de negócio mais rentáveis do país. Mas se há algo que ainda traz incertezas para alguns empreendedores é a escolha entre terceirizar a operação logística ou manter uma equipe própria.
Embora não pareça algo tão complexo para quem analisa de fora, a verdade é que esse tipo de decisão pode ser o diferencial entre o sucesso e o fracasso de um negócio — um fator determinante para que um e-commerce realmente se torne rentável.
Então, se você está nesse momento de decisão mas ainda não pesou os prós e os contras, não se preocupe: neste artigo detalharemos as vantagens e as desvantagens de terceirizar a operação logística. Continue lendo e analise qual é a melhor opção para o seu e-commerce.
Boa leitura!
Vantagens e desvantagens da utilização de uma operação própria
Vamos começar pelo básico e entender a razão de muitos proprietários de e-commerce iniciarem suas trajetórias com uma operação logística própria. Confira as vantagens e desvantagens.
Vantagens de uma operação logística própria
Padronização do serviço
Quando o empreendedor opta pela frota própria, ele garante que toda a operação aconteça dentro do padrão da sua empresa. Valores, missão, comportamento da equipe, entre outros: a operação logística é desenvolvida seguindo o modelo único de negócio.
Claro, isso será vantajoso desde que o padrão corresponda às expectativas dos clientes, sendo suficiente para tornar ou manter a sua empresa competitiva. Caso o feedback dos usuários passa a ser negativo e a marca perca espaço no mercado, então talvez seja o momento de novas ideias.
Gestão centralizada
Se a operação é feita pela sua equipe com a coordenação do seu gestor, a sua empresa conta com um controle centralizado da logística. Ou seja, todas as decisões vão passar pelo seu crivo, com os medidores de desempenho e outros pontos sendo analisador por você ou um profissional da sua confiança. Toda e qualquer informação estará ao seu alcance.
Mas, é importante ter em mente que isso demanda tempo e concentração. Uma gestão de logística centralizada exige foco por parte do gestor e/ou proprietário, o que pode comprometer o acompanhamento de outras atividades essenciais de um e-commerce, por exemplo:
- negociação com fornecedores;
- atendimento;
- vendas.
Desvantagens de uma operação logística própria
Altos custos
Não é segredo para ninguém que a logística é um dos setores mais custosos de qualquer empresa. Nesse sentido, quando você opta uma operação própria, todo o impacto financeiro pesa sobre o seu negócio.
Em outras palavras, para ter uma gestão centralizada e uma operação dentro do padrão da sua marca, você precisa custear:
- contratação de motoristas e ajudantes;
- compra dos caminhões;
- manutenção da frota;
- documentação;
- combustível.
Quanto maior e mais exigida for a sua frota logística, maior também tende a serem os custos. E, em geral, são gastos que não podem ser negligenciados ou protelados.
Infraestrutura para mercadorias e veículos
Uma das vantagens que mais atrai empreendedores para o setor de e-commerce é a possibilidade de iniciar e até consolidar o negócio sem a necessidade de uma grande estrutura. Como a maior parte das negociações é feita on-line, o empresário não precisa se preocupar tanto com esse ponto.
Mas, quando você implementa uma logística própria, esse benefício deixa de existir. Tendo que manter veículos e mercadorias em segurança, o empreendedor é obrigado a investir em grandes estruturas como galpões e armazéns – sendo mais um gasto altíssimo para o seu bolso.
Gastos emergenciais
Você já sabe que os veículos constantemente passam por manutenções e trocas de peças – o que, em geral, não chega a ser um problema, pois seguindo uma manutenção preventiva ou preditiva é possível se programar.
Todavia, em uma gestão de logística própria você sempre estará sujeito a gastos emergenciais. Os veículos, por exemplo, mesmo com um bom acompanhamento, sempre há o risco de quebra de peças ou defeitos causados por batidas e outros contratempos durante as viagens.
Além disso, qualquer afastamento, demissão ou contratação de motorista acarretará em custos para o seu e-commerce. Sem falar, é claro, da conservação do galpão utilizado para manter os veículos e as mercadorias.
Vantagens e desvantagens de terceirizar a operação logística
Embora não seja a primeira opção de alguns gestores, para muitos outros, terceirizar a operação logística é uma forma de equilibrar os gastos e manter os serviços oferecidos aos clientes em alto padrão. Entenda mais sobre as vantagens e desvantagens dessa escolha.
Vantagens de terceirizar a operação logística
Redução dos custos
Comecemos pelo principal e melhor benefício em terceirizar a operação logística: a contenção dos gastos. No tópico anterior, abordamos alguns dos diversos gastos que você tem ao trabalhar com equipes e veículos próprios.
Mas, ao terceirizar a operação a logística a maior parte desses gastos fica por conta da empresa parceira. O seu e-commerce só se preocupa em fechar o contrato e detalhar o nível de serviço que precisa ser oferecido. Todas as obrigações de manutenção, contratação, treinamento etc., ficam com a terceirizada.
Aumento da qualidade e produtividade
Diferentemente da sua gestão que precisa se preocupar com várias atividades do e-commerce, a empresa terceirizada tem foco total na operação logística. Essa exclusividade de atenção possibilita que o trabalho desenvolvido apresente muito mais qualidade no dia a dia.
Não que os funcionários do seu e-commerce sejam menos capazes, é só uma questão lógica: quanto maior a concentração em um único ponto, mais produtiva e efetiva tende a ser a equipe.
Serviços adicionais
Ao terceirizar a operação logística a sua empresa tem a chance de adicionar outros serviços no leque de oportunidades. Por exemplo, uma terceirizada especialista no transporte de mercadorias frágeis ou que demandam preparação especial possibilita que você consiga vender tais produtos no seu e-commerce.
Além disso, é possível trabalhar melhor a logística reversa e o recolhimento de resíduos das suas mercadorias, garantindo que o seu e-commerce esteja sempre de acordo com as normas sanitárias.
Desvantagens
Controle não centralizado
Como vimos, em uma gestão de logística própria você garante um controle centralizado, que, entre outras coisas, faz com que todas as informações referentes ao setor passem pela sua “mesa”.
Mas, a verdade é que há muito tempo esse ponto deixou de ser uma desvantagem para aqueles que optam pela terceirização. Graças às ferramentas tecnológicas atuais, o compartilhamento de informações já acontece de forma instantânea.
Ou seja, hoje você não perde o controle da operação logística ainda que o processo seja realizado por outra empresa. No entanto, é sempre importante optar desde o início por uma parceira que permita o gerenciamento operacional compartilhado.
Enfim, esses são alguns prós e contras para quem ainda precisa escolher entre manter uma equipe própria ou terceirizar a operação logística. Além de todos os pontos apresentados, outra ótima maneira para não errar na decisão é analisar qual dos caminhos trará mais benefícios para o seu cliente. Afinal, será ele quem usufruirá dos serviços logísticos.
Faça uma simulação com a Loghouse e veja como terceirizar a operação logística do seu e-commerce pode ser extremamente vantajoso.