
Como a Natutech aumentou seu faturamento em 2,5 vezes com o fulfillment.
Você já acompanha aqui no blog as vantagens de adotar uma empresa de fulfillment para gerir a logística do seu negócio. E hoje é dia de conhecer um case de sucesso, que vai ilustrar como uma empresa de fulfillment traz ganhos tangíveis para o seu negócio.
A partir deste relato real, você conseguirá entender na prática como o trabalho de um parceiro de fulfillment pode transformar o seu negócio.
Continue a leitura e descubra a história da Natutech, cliente da LogHouse que viu seus ganhos e produtividade elevarem-se a um outro patamar após a contratação das nossas operações de fulfillment!
Case de sucesso: Natutech
A Natutech é uma empresa com bastante tempo de mercado, mas que estava com sua atuação no mercado reduzida, aguardando uma boa oportunidade de empreender. Com o objetivo de retomada, seus gestores remodelaram o negócio e passaram a atuar na distribuição de produtos do segmento de beleza.
A iniciativa abriu um leque de novas oportunidades e possibilitou que a Natutech entrasse de vez no mundo digital, atraindo clientes e revendendo seus itens por meio de marketplaces. O próximo passo, então, era concretizar vendas e alcançar mercados nas principais regiões do país.
E foi aí onde começaram os contratempos da Natutech. Localizada em Sergipe, estado da região nordeste, a empresa enfrentava problemas para enviar seus produtos aos principais centros urbanos do Brasil, como São Paulo e Rio de Janeiro.
Mesmo realizando vendas para essas áreas, a empresa não conseguia oferecer uma experiência satisfatória aos clientes, recebendo reclamações em diversas operações.
Por conta desses entraves, a Natutech começou a ter atritos com os próprios marketplaces, obrigando os gestores a buscarem uma nova saída. E foi aí que a LogHouse e o sistema de fulfillment cruzaram o caminho da empresa.
Os desafios enfrentados pela Natutech
Ao acionar a LogHouse, os representantes da Natutech apresentaram seus três principais problemas: o extravio constante de mercadorias realizado pelos Correios, os longos prazos de entrega e a demora nos repasses do dinheiro, feita pelos marketplaces.
Vamos entender mais sobre cada um deles!
Extravio de mercadorias
Por ser uma empresa de pequeno porte, os gestores da Natutech entendiam não ser vantajoso manter um estoque de produtos em São Paulo, optando por utilizar serviços logísticos tradicionais. Assim, toda operação de entrega era feita pelos Correios.
A grande questão é que, por não ser uma operação de volume, eles não eram tratados como prioridade. Não bastasse isso, a Natutech acabou tendo problemas com a perda das mercadorias: o cliente comprava, mas não chegava a receber o produto. O índice de extravios estava acima dos 5%. A consequência era que a empresa precisava devolver o valor do pedido ou fazer um novo envio, gastando mais do que o programado.
Longos prazos de entrega
Além dos problemas com extravios, ao utilizar os Correios como operador logístico, a Natutech tinha que encarar a demora na entrega das mercadorias. Por causa da distância, os clientes dos grandes centros, como São Paulo e Rio, eram justamente os mais afetados.
E para minimizar as surpresas aos compradores, a empresa foi obrigada a evidenciar seus extensos prazos de entrega nos sites de venda, superando os 30 dias de previsão. Isso inibia as compras por parte dos consumidores, atingindo diretamente o faturamento da empresa, represando seu crescimento.
Demora no recebimento do dinheiro
Quem trabalha com marketplaces sabe que o vendedor só recebe o valor da compra quando o cliente está em posse da mercadoria e dá o seu OK, finalizando o pedido. Na prática, se o comprador demora a receber o produto, a empresa também leva um período maior para obter seu retorno financeiro.
Esse era mais um dos problemas da Natutech. Com a logística atrasando todo o processo, o capital de giro ficava comprometido. O recebimento, em alguns casos, chegava a ser superior a 50 dias.
Era preciso resolver tudo isso imediatamente.
A solução da LogHouse para a Natutech
Diante das dificuldades apresentadas pela Natutech, a LogHouse propôs a terceirização dos processos de armazenagem e distribuição de produtos, dentro de um contrato no modelo fulfillment.
A primeira grande mudança que ajudou a resolver dois dos grandes problemas da Natutech foi o envio dos produtos da empresa para São Paulo, para armazenagem nos galpões da LogHouse.
Com a mercadoria concentrada no maior mercado consumidor do país, o prazo de entrega diminuiu consideravelmente e os clientes passaram a ser atendidos com muito mais rapidez.
Além disso, por serem entregas mais curtas, a empresa viu a oportunidade de contar com 6 novas transportadoras além dos Correios para realizar a movimentação das mercadorias. Isso possibilitou um serviço de melhor qualidade e maior satisfação dos clientes.
Ganhos da Natutech com o fulfillment
Como não poderia ser diferente, o trabalho de fulfillment proposto e desenvolvido pela LogHouse trouxe ganhos acima da média para a Natutech, colocando a empresa em um outro nível:
Retorno financeiro mais rápido
Ao concentrar os seus produtos em São Paulo e começar a contar com 6 transportadoras, a Natutech agilizou a sua entrega. Com os clientes recebendo a mercadoria em um prazo mais curto, a Natutech passou a contar com os valores das compras também em menor tempo, melhorando seu fluxo de caixa.
Vantagens nos marketplaces
As experiências positivas dos clientes colocaram a Natutech em destaque perante os marketplaces, que conquistou seu espaço como uma empresa bem administrada. Esse novo posto trouxe vantagens extras para o negócio, oferecidas pelos próprios marketplaces:
- coleta da mercadoria oferecida pelos marketplaces, sem necessitar de transportadora;
- atendimentos personalizados com gerentes dedicados à Natutech;
- crescimento das avaliações positivas dentro das lojas;
- embalagens personalizadas para envio dos produtos, oferecidas pelos marketplaces;
- antecipação de recebíveis.
Números em alta
Os números após a parceria com a LogHouse impressionaram os gestores da Natutech e mostraram o quanto a parceria deu certo.
O aumento de despesas foi menor em comparação ao crescimento financeiro, com o faturamento aumentando 2,5 vezes e o custo crescendo menos de 1 ponto percentual sobre a margem de lucro do produto. Além disso, a Natutech obteve:
- crescimento de quase 250% na venda de produtos;
- aumento de 100% na qualidade na entrega, atestado pelos marketplaces;
- ciclo financeiro encurtado em mais de 20 dias.
O case de sucesso da Natutech mostra o quanto uma estratégia desenvolvida junto a uma empresa com expertise em fulfillment pode alavancar um negócio de pequeno ou médio porte.
Com números tão favoráveis, a visão dos gestores da Natutech sobre o potencial da empresa se ampliou. Agora, eles já buscam financiamentos para crescer ainda mais a operação através de investidores, levando a marca para outros centros do país.
Gostou desse case? A sua empresa também pode seguir o mesmo caminho de sucesso que a Natutech.
Entre em contato com a LogHouse e faça o orçamento para a sua operação de fulfillment!