Como conseguir um frete mais competitivo na sua operação de e-commerce?

Como conseguir um frete mais competitivo na sua operação de e-commerce?

17/11/2020 Off Por Diogo Santos

Pense e responda: o frete da sua empresa atende às expectativas dos clientes? É possível oferecer um frete mais competitivo no seu e-commerce? 

Por mais que essas perguntas pareçam corriqueiras, respondê-las com precisão é fundamental para garantir o sucesso da sua loja virtual.

A verdade é que muitos empreendedores acabam focando tanto na qualidade e na quantidade dos produtos oferecidos em seus e-commerce que se esquecem de verificar se o valor do frete repassado está condizente com o perfil dos clientes. Essa desatenção é um grande erro, e nesta postagem você vai entender os motivos. 

Continue lendo e entenda a importância de se trabalhar melhor o frete da sua loja virtual, e conheça dicas de como conseguir um frete mais competitivo para os seus clientes.

Boa leitura!

Por que é tão importante trabalhar um frete mais competitivo?

O fato é que mesmo que você não seja um empresário do setor de e-commerce é muito fácil entender a importância de um frete mais competitivo. Afinal, você mesmo já deve ter iniciado uma compra on-line e desistido de finalizar a negociação ao avaliar o valor do frete. Acredite, esse tipo de desistência é mais normal do que se imagina.

Segundo uma pesquisa do e-commerce Trends, 82,3% do abandono de carrinho nas lojas virtuais acontece em razão do alto valor do frete. Mesmo com grande interesse no produto, o cliente acaba desistindo da compra quando verifica o montante que terá de desembolsar só para receber a mercadoria em sua residência. 

Essa situação é ainda mais preocupante em lojas virtuais de pequeno e médio porte – aquelas  com o ticket médio de até R$ 150,00.

Vamos a um exemplo: digamos que o seu cliente goste de uma camisa no valor de R$100,00 na sua loja virtual e adicione-a ao carrinho. Há todo um processo de escolha, passando pelo tamanho, cor, forma de pagamento e afins. Uma experiência impecável, até chegar ao cálculo do frete.

Morando em São Paulo, o maior mercado do país, o cliente descobre que pagará R$ 30,00 de frete. Ou seja, só para receber a mercadoria que gostou ele será obrigado a desembolsar 30% do valor original do produto. A tendência, logicamente, é a desistência da compra.

Esse é um exemplo simples e rápido, mas que ajuda a entender o quanto é importante trabalhar um frete mais competitivo para o seu cliente. Ainda que as etapas iniciais como atendimento, busca pelo produto e formas de pagamento sejam excelentes, dificilmente o seu consumidor finalizará a negociação ao perceber que está levando desvantagem justamente na parte final.

Oferecer um frete mais competitivo não é apenas uma forma de atrair mais clientes, é, de fato, uma maneira inteligente de garantir a sobrevivência do seu e-commerce.

Como tornar o seu frete mais competitivo?

Agora, chegou a hora de você receber aquela força. Confira, abaixo, dicas de como tornar o frete mais competitivo no seu e-commerce.

Tome decisões a partir de estudos técnicos

Pode até parecer uma dica meio óbvia, mas a verdade é que, em razão da empolgação de trabalhar com o próprio negócio, muitos empreendedores de e-commerce acabam tomando decisões muito mais por achismo e intuições do que por análises técnicas.

Não cometa esse erro, pois, como você viu, decisões equivocadas podem trazer grandes prejuízos. Se tratando de frete e logística, o ideal é consultar um especialista para entender quais os melhores caminhos para o seu e-commerce.

Uma análise que pode ser feita tanto por uma empresa especialista na execução de processos logísticos, como uma agência de fulfillment, quanto por um profissional com formação no ramo.

A partir de uma visão mais técnica, você aumenta as suas chances de tornar o frete mais competitivo sem grandes riscos para o seu e-commerce.

Defina e faça o acompanhamento dos KPIs

‍Não adianta realizar um estudo técnico e não acompanhar o resultado das decisões. Afinal, o que não é mensurado, não pode ser melhorado. Para isso, você precisa definir os medidores de desempenho ou KPIs (Keys Performance Indicator).

Com os KPIs, você consegue avaliar de forma mais concreta se as metas determinadas a partir das tomadas de decisão estão sendo alcançadas. Além do próprio KPI do “abandono do carrinho”, outros bons medidores para acompanhar em relação ao frete são:

  • sobre o valor do faturamento;
  • por região;
  • por rota.

Faça uso de ferramentas tecnológicas

Quanto mais obsoleta for à gestão da sua empresa, maiores tendem a serem os custos. Hoje, tornar o frete mais competitivo passa muito pela maneira que você executa e gere os processos do seu e-commerce.

Atualmente existem no mercado ferramentas que facilitam muito o trabalho do setor logístico, otimizando o compartilhamento de informações, a criação de rotas mais rápidas e seguras até o monitoramento da mercadoria durante as viagens.

Esse cenário de alta performance permite que os cálculos sejam feitos de maneira mais analítica e real, sem achismos. Sem dúvida, a utilização da tecnologia faz muita diferença nesse sentido.

Por isso, ainda que você não conte com um poderio tecnológico alto, é importante fechar parcerias com empresas que ofereçam esse diferencial para o seu e-commerce e para o seu cliente.

Conte com uma empresa de fulfillment

No nosso país a maior parte da movimentação de mercadorias acontece por meio do modal rodoviário. E essa concentração traz fortes impactos para as empresas que decidem fazer a logística dos seus produtos por conta própria.

Isso porque o transporte rodoviário demanda um investimento altíssimo. Para cumprir etapas básicas, por exemplo, você precisa investir em:

  • galpões para armazenamento e separação;
  • compra de veículos médios e grandes;
  • combustível e manutenção;
  • documentação;
  • mão de obra.

Isso significa direcionar boa parte do seu aporte financeiro apenas para questão logística, e ainda assim sem muitas garantias de uma operação de alta qualidade. Diante de tudo isso, é praticamente impossível oferecer um frete mais competitivo para o seu consumidor. 

Fazer transporte próprio no Brasil é caro. Mas então, qual é a solução?

‍A boa notícia é que mesmo esse cenário mais custoso sendo uma realidade, um empreendedor de e-commerce pode melhorar a situação optando pela terceirização logística. Mais precisamente: contando com a parceria de uma empresa de fulfillment. 

Uma empresa de fulfillment é, basicamente, uma instituição especialista na execução de processos logísticos. Todo processo de movimentação da mercadoria, do armazenamento à entrega final, é feito pela empresa de fulfillment.

Ou seja, os altos custos que você teria com uma operação própria são amenizados a partir da contratação de uma especialista em fulfillment.

Para ficar ainda melhor, é interessante primar por empresas fulfillment com galpões na região de São Paulo, tendo em vista se tratar do maior mercado consumidor do Brasil. Com isso, você garante um frete mais barato justamente na região de maior fluxo de compra e venda do país.

Para finalizar o nosso texto sobre como obter um frete mais competitivo, recomendamos uma visita ao site da Loghouse, uma das principais referências de fulfillment do Brasil. Acesse e conheça os diferenciais que a empresa pode oferecer para o seu e-commerce.

Se ainda tem dúvidas sobre como funciona uma empresa fulfillment, confira o artigo no qual explicamos tudo sobre a estratégia.