Pix e redes sociais ampliam e-commerce

Pix e redes sociais ampliam e-commerce

19/08/2025 Off Por Diogo Santos

O comércio eletrônico brasileiro deve movimentar R$ 224,7 bilhões em 2025, segundo projeção da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm). Essa expectativa reflete o crescente papel de soluções de pagamento como o Pix e a participação cada vez mais significativa das redes sociais na jornada de compra. Com o uso do Pix, o processo de pagamento se torna mais rápido e eficiente, favorecendo tanto os consumidores quanto os lojistas. A integração de pagamentos e redes sociais se mostra uma tendência incontestável no mercado atual, permitindo que empresas aumentem sua base de clientes e ampliem as vendas com estratégias mais adaptadas ao comportamento do consumidor.

A ABComm prevê que o crescimento dos negócios digitais no Brasil seja alimentado pela inovação tecnológica conjunta ao desenvolvimento de plataformas robustas que conectam vendedores e consumidores de forma ágil. Com uma base de usuários de internet cada vez maior e um público mais experiente em compras online, o e-commerce se torna um canal essencial para o sucesso dos negócios e a sustentabilidade da economia nacional.

Com as redes sociais se tornando um ambiente propício para vendas, as ações de marketing e anúncios direcionados se tornam cruciais para que os e-commerces atuem de forma competitiva. As lojas precisam ter estratégias que levem em conta jerarquias, interesses e hábitos de navegação dos consumidores, você sabe quais são os pontos que devem ser avaliados?

O aumento das vendas online também é influenciado pelo aprimoramento contínuo das experiências de compra. Ferramentas como o chat ao vivo e chatbots permitem um atendimento mais rápido e personalizado, aumentando a satisfação do cliente. Além disso, é imprescindível que os varejistas se adaptem a um modelo de e-commerce que funcione em dispositivos móveis, já que os dados demonstram que uma parcela significativa dos consumidores prefere utilizar smartphones para realizar suas compras.

A interação do consumidor com ações em redes sociais, como lançamentos e promoções, e o uso de pagamentos alternativos, como Pix e cartões de crédito com cashback, influenciam diretamente na quantidade e na frequência de compras realizadas. Isso mostra que os negócios que não se adaptarem a nova realidade correm o risco de ficar para trás.

Assim, o investimento em capacitações e o aperfeiçoamento das plataformas de e-commerce e suas integrações são estratégicos para capturar clientes dentro e fora das redes sociais, além de permitir que os lojistas se mantenham atualizados com as tendências e exigências do mercado.