Por que terceirizar a logística vai fazer você vender mais?

Por que terceirizar a logística vai fazer você vender mais?

17/11/2020 Off Por Diogo Santos

Em razão das más condições da estrada, do baixo investimento e da falta de segurança, realizar o transporte de mercadorias no Brasil, por si só, não é uma tarefa das mais simples. Só estes fatores já são fortes indicadores que terceirizar a logística é o melhor caminho.

Quando você tem um e-commerce e opta por uma operação logística própria, as dificuldades e os custos só aumentam, pois, em vez de focar nas estratégias de vendas da loja, você acaba tendo que se preocupar com toda uma cadeia de transporte. Não à toa, muitos empreendedores do ramo optam por terceirizar a logística.

O fato é que, mesmo administrando uma loja virtual, o empreendedor de um e-commerce tem até mais trabalho para atrair clientes e fechar vendas do que o empreendedor de comércio físico.

Veja bem: ao passar em frente a uma loja física, mesmo que por acaso, o consumidor pode enxergar algo que lhe interesse. O dono do e-commerce não possui essa vantagem.

Em outras palavras, o gestor de loja virtual precisa planejar muito mais ações de marketing e de estudos de perfil de público para conhecer a atrair seus consumidores.

Mas é aí justamente que surge o entrave: como focar nas vendas, se você precisa dar atenção aos contratempos, gastos e todos os outros processos que envolvem o transporte de produtos? 

Terceirizar a logística é a solução! A seguir, você vai entender por que terceirizar logística hoje é extremamente vantajoso e fundamental para que a sua loja virtual aumente o percentual de vendas. Continue lendo e entenda mais.

Fazer logística própria no Brasil é complexo?

Segundo uma reportagem divulgada no jornal Correio Braziliense, o Brasil gasta cerca de 11% do PIB (Produto Interno Bruto) para garantir uma logística “adequada” no país. Nos Estados Unidos, por exemplo, esse gasto equivale a 8,7% do PIB.

Isso mostra o quanto investir em operações logísticas demanda tempo e dinheiro aqui no país. Mas, por que isso acontece?

Um dos principais motivos para isso é o fato de o Brasil ser altamente dependente do modal rodoviário para a movimentação de cargas.

Cerca de 81% de todas as mercadorias transportadas no país passam pelas estradas. A partir dessa dependência, surgem outros gastos que encarecem bastante as operações.

Por exemplo, para transportar as mercadorias e conservar as características ideais, você precisa contar com bons caminhões — veículos que sejam capazes não só de alocar corretamente as cargas como também de suportar as adversidades das estradas.

Mas, esse tipo de investimento acarreta em outros gastos que podem pesar ainda mais no seu bolso, tais como: 

  • gastos com manutenção, 
  • documentação;
  • abastecimento; 
  • mão de obra. 

Além disso, sempre há o risco de furtos nas estradas, o que demanda investimento em seguros para o veículo e para as cargas.

Como lojista virtual, você ainda precisa se preocupar com locais para o armazenamento, separação e embalagem das mercadorias.

Galpões ou armazéns condizentes com as suas necessidades e estrategicamente bem localizados, otimizando o trabalho dos veículos na entrega dos produtos.

Por tudo isso, realizar o transporte de cargas no Brasil é, de fato, uma tarefa complexa. É praticamente impossível focar apenas nas vendas do seu e-commerce quando você se propõe a resolver diariamente todas as questões citadas anteriormente.

Não há dúvidas: terceirizar a logística é o melhor caminho. No próximo tópico, então o porquê a decisão de terceirizar a logística impacta positivamente nas vendas da sua loja virtual.

Por que terceirizar a logística vai fazer você vender mais?

Agora que já debatemos as dificuldades de realizar operações próprias de transporte no seu e-commerce, entenda por que terceirizar sua logística pode impactar positivamente nas suas vendas.

Afinal, mesmo o país não oferecendo um cenário ideal, não há como separar a logística do setor de e-commerce. Mas você pode melhorar a situação para o seu negócio. 

Investimentos mais bem alinhados

Ao terceirizar a logística, você repassa a maioria dos gastos citados no tópico anterior para a empresa parceira.

Compra de caminhão, combustível, documentação, mão de obra, armazém, entre outros: todos esses custos são de responsabilidade da especialista (empresa de fulfillment). A sua gestão só precisa se preocupar com a formalização do contrato.

Essa centralização permite que você controle e alinhe melhor os investimentos do seu e-commerce. Por exemplo, o dinheiro que seria gasto com manutenção ou compra de peças emergenciais para os veículos pode ser direcionado para campanhas de marketing ou para aquisição de produtos desejados pelo seu público.

Com mais investimento em marketing, mercadorias e campanhas de atração, a tendência é de crescimento gradativo nas taxas de vendas.

Galpões estrategicamente localizados

O mercado de e-commerce se expandiu consideravelmente no país recentemente, com regiões como o Norte e Nordeste tendo um bom destaque.

Porém, a região sudeste continua concentrando os maiores números, 57,6% das vendas do Brasil, com São Paulo sendo o principal consumidor.

Isso significa que ao terceirizar a logística com uma empresa que conta com armazéns estrategicamente localizados na região sudeste, você consegue otimizar o preço do frete no seu e-commerce.

É uma questão lógica: se os caminhões precisam rodar menos para chegar às cidades com maiores fluxos de vendas, os gastos com combustíveis, peças e manutenção tendem a ser menores.

Assim, os contratos com a empresa de fulfillment são mais bem negociados, com a economia podendo ser repassada para o seu cliente final.

Com um frete mais atrativo e um trabalho de marketing acima da média, o seu e-commerce tende a atrair cada vez mais o público da região mais consumidora do país.

Foco nas vendas

Já falamos aqui da desvantagem que um gestor de e-commerce leva em comparação com um gestor de loja física.

Enquanto o do estabelecimento presencial pode, de certa forma, ser beneficiado até pelo acaso, o gerente de uma loja virtual precisa ser muito mais analítico para atrair o seu público.

Embora ambos precisem desenvolver bons trabalhos, não há dúvidas que para um gestor de e-commerce se exige muito mais foco.

Afinal, a facilidade que o cliente tem para chegar à concorrência é muito maior, além de ser muito simples comparar preços e vantagens. Não há espaços para deslizes.

Ao mesmo tempo, optando por uma operação própria no transporte das mercadorias, você obrigatoriamente precisa dividir a atenção com as complexidades do processo logístico.

Mas, ao terceirizar a logística tudo muda. A preocupação com os processos logísticos fica toda por conta da empresa de fulfillment e você consegue dar atenção total ao core business do e-commerce: as vendas.

No fim, você consegue nivelar em alta qualidade dois setores essenciais para o sucesso de qualquer loja virtual.

Em suma, terceirizar a logística é o tipo de estratégia que impacta positivamente em um negócio de diferentes maneiras.

Além de controlar os gastos, você garante melhores investimentos para as outras áreas e o foco total na atração de clientes e fechamento de vendas.

Sem dúvida, ser mais competitivo e diminuir a taxa de abandono de carrinho do seu e-commerce é possível com a terceirização dos processos logísticos. 

Conte com LogHouse para terceirizar a logística da sua loja virtual e impulsione agora mesmo o seu volume de vendas. E para entender mais sobre o nosso processo, confira o nosso artigo completo sobre como funciona uma empresa de fulfillment!