5 pontos cruciais para o sucesso da logística no e-commerce

5 pontos cruciais para o sucesso da logística no e-commerce

09/12/2020 Off Por Diogo Santos

Para o sucesso de um e-commerce, não basta definir a logística como um dos processos fundamentais do setor, você precisa conhecer e fortalecer alguns pontos cruciais para o sucesso da logística no e-commerce.

Este é um fator-chave dentro do comércio virtual, a logística deve funcionar como uma grande estrutura, onde estas 5 etapas principais que descreveremos aqui são priorizadas igualmente e em alto nível.

E você, quer entender mais sobre os 5 pontos cruciais para o sucesso da logística no e-commerce? Então continue lendo e confira as informações completas que preparamos sobre o assunto!

Coleta

No comércio eletrônico a participação efetiva da logística se inicia na coleta dos produtos comercializados pela sua loja. Ela é fundamental para o sucesso da logística na sua empresa. É aqui que você começa a garantir uma boa experiência para o cliente, possibilitando que ele receba dentro do prazo a mercadoria desejada.

Fazemos a coleta é na sua empresa, quando a fabricação é própria, ou diretamente com o fornecedor, com o produto sendo direcionado em seguida para a armazenagem ou logo para a entrega.

Por mais que seja uma etapa inicial, aparentemente simples, o profissional que realiza a coleta precisa estar focado no processo, trabalhando dentro do prazo e seguindo as recomendações do fabricante em relação ao produto.

Um descuido é o suficiente para que a mercadoria errada seja coletada ou mesmo venha em más condições, resultando no atraso ou até no cancelamento dos próximos passos pelo seu cliente.

Armazenagem

Se a coleta pode ser vista, de certo modo, como um processo simples para alguns gestores, o mesmo não se pode dizer da armazenagem.

Esta etapa é responsável por manter em segurança e em conservação as mercadorias, a armazenagem não é apenas um dos pontos cruciais para o sucesso da logística no e-commerce: ela é também fundamental para a estabilidade financeira do negócio.

O fato é que, seja um comércio virtual ou físico, o estoque representa boa parte do investimento da empresa. Parte do poderio financeiro da marca está representado nos produtos armazenados em um determinado espaço.

Gerir corretamente a etapa significa cuidar bem do dinheiro do negócio. Dessa forma, ao deixar a armazenagem sob responsabilidade de um profissional ou uma equipe com pouco conhecimento no assunto, você corre o risco de ver os ativos da sua empresa serem desperdiçados.

Para um armazenamento correto é preciso conhecer as características dos produtos, garantir uma separação segura e uma alocação que não comprometa essas particularidades.

Manuseio

O manuseio, assim como a coleta, pode erroneamente ser visto como algo simples. Mas é justamente nessa etapa que o seu e-commerce consegue diminuir um dos KPIs mais preocupantes para qualquer gestor: o de perdas e avarias.

Se desenvolvida com pouca destreza, além do risco de atraso na entrega, você certamente terá uma quantidade alta de avarias ou perdas de produtos.

Por outro lado, uma equipe preparada conta não só com mão de obra qualificada, como também com os equipamentos certos para a movimentação das mercadorias.

Como explicado antes, os pontos de sucesso da logística no e-commerce não são definidos aleatoriamente. Note que as etapas apresentadas até aqui influenciam diretamente no desenvolvimento umas das outras, agindo sob efeito de cascata.

Por exemplo, em uma coleta dentro do prazo e seguindo regras pré-determinadas, a mercadoria chega com plenas condições para a armazenagem. Por sua vez, um armazenamento adequado facilita a execução do manuseio.

Entrega

Não é nem preciso dizer que é nessa etapa que você pode perder ou ganhar de vez a fidelidade do seu cliente. Esse processo é tão importante que, se desenvolvido corretamente, há grandes chances de o consumidor ignorar falhas nos processos anteriores, recomendando o seu e-commerce para amigos e familiares.

Essa supervalorização da entrega no setor de comércio virtual é até simples de entender: embora todas as outras etapas sejam fundamentais, elas não permitem que o comprador tenha contato direto com a mercadoria desejada.

Apenas no final da entrega é que o grande momento acontece. Então, quando chega exatamente nessa parte, o cliente tende a “esquecer” acontecimentos anteriores e focar apenas nesse ponto.

Todavia, hoje, para trazer de vez o comprador para o seu lado, não basta cumprir com os prazos. Eles são essenciais, claro, mas o consumidor atual busca diferenciais em toda a jornada de compra.

Por isso, é interessante que a sua entrega ofereça meios para que o cliente acompanhe o deslocamento da mercadoria. Ou, pelo menos, que ele possa se atualizar com esse tipo de informações. Estes pequenos detalhes podem fazer muita diferença.

Logística reversa

Um bom gestor sabe que o trabalho de uma empresa não termina com a entrega do produto ao cliente final.

Embora, na maioria dos casos, o consumidor fique satisfeito ao receber a mercadoria, o e-commerce deve ficar a postos para realizar eventuais trocas e o recolhimento de resíduos por meio da logística reversa.

Outro ponto em que a logística reversa é determinante para o e-commerce é o cumprimento do Art. 49. do código do consumidor, o qual aponta o direito do comprador em trocar ou devolver o produto em até 7 dias.

Com uma logística reversa em pleno funcionamento, a sua loja virtual consegue não só se adequar às normas, mas também ser capaz de fazer isso de maneira otimizada, utilizando o máximo potencial da logística.

Esses foram os 5 pontos cruciais para o sucesso da logística no e-commerce. Como ficou claro ao longo do texto, não basta somente entendê-los — é preciso executá-los com máxima qualidade.

Logicamente, para um e-commerce de pequeno ou médio porte isso não é uma tarefa simples, tendo em vista os investimentos envolvidos em cada etapa.

Nestes casos, a alternativa mais indicada é contar com uma empresa de fulfillment, capaz de desenvolver estes processos com excelência, utilizando seus próprios recursos. Para o e-commerce, fica apenas o trabalho de supervisão do serviço.

Quer entender mais sobre as vantagens de uma terceirização como essa? Confira nosso texto que explica como a terceirização da logística faz sua empresa vender mais!